Qual o papel do cerimonialista na organização do casamento?

Qual o papel do cerimonialista na organização do casamento?

Para muitas noivas, a cerimonialista é um verdadeiro anjo da guarda. Ela, juntamente com sua equipe, foca os trabalhos no Grande Dia, garantindo que tudo esteja perfeito como os noivos planejaram e sonharam.

Esse profissional ainda não é presença garantida em todos os casamentos, porque muitas noivas desconhecem esse trabalho considerado valioso. Porém, em outros países, a cerimonialista é indispensável. Nos filmes americanos de casamento, por exemplo, ela quase sempre marca presença.

O Brasil vem acompanhando esta tendência e a cada dia surgem novas pessoas oferecendo o serviço. Afinal de contas, os noivos estarão atarefadíssimos nos dias que antecedem o casamento e ter alguém experiente e de confiança para cuidar de toda a organização e ainda ajudá-los no Grande Dia parece ótimo, não é?

 

Entenda o trabalho da cerimonialista

As atividades de uma cerimonialista e sua equipe começam antes do dia do casamento. Ela é responsável por checar os contratos com todos os fornecedores e organizar os horários e locais das entregas de todos os produtos.

Os convidados também ficam por conta da cerimonialista, que se encarregará de ligar para cada um deles confirmando a presença e, se necessário, organizar adequadamente o mapa dos assentos no salão de festas.

No dia do casamento, o profissional é o primeiro a chegar aos lugares e o último a sair. Na igreja, se encarrega de receber os decoradores e acompanhar a execução do trabalho, para que tudo seja feito conforme contrato assinado pelos noivos.

No salão de festas, o trabalho é o mesmo. A cerimonialista chega antes para receber todos os fornecedores e acompanhar a montagem e decoração da festa. Conversa com a equipe do buffet para deixar tudo alinhado a respeito da alimentação e bebidas, recebe os responsáveis pela animação da festa e verifica outros pontos importantes, como o bolo dos noivos, o topo do bolo e a mesa de doces, a de café e as lembrancinhas.

Na hora da cerimônia, o profissional recepciona e posiciona os noivos, organiza a entrada dos pais e padrinhos no cortejo e acompanha a entrada de daminhas, pajens e noivos. A cerimonialista vai deixar a noiva linda para entrar na igreja, arrumando véus, caldas e buquê.

Se a noiva achar que é necessário um ensaio na igreja para que no dia todos tenham mais segurança a respeito de seus posicionamentos, a cerimonialista estará lá, acompanhando tudo bem de pertinho.

A saída do cortejo, das daminhas, pajens e noivos e os cumprimentos no altar e na porta da igreja também são organizados pela cerimonialista. Até as pétalas ou o arroz que é jogado nos noivos pelos convidados também tem a organização deste profissional.

Na festa, é a cerimonialista que organiza a agenda dos noivos. Arruma o casal para a entrada no salão e define horários para o casal comer, tirar as fotos protocolares, cumprimentar os convidados, fazer o brinde, corar o bolo e dançar a valsa. Desta forma, os noivos podem se divertir sem medo de perder a hora das atividades-chave.

Se os convidados vão para a pista de dança e os noivos providenciaram adereços para o momento, quem os distribui é a cerimonialista. Atenta a tudo, também se encarrega de guardar os presentes que os noivos receberem durante a festa de casamento e conversar com os convidados para saber se estão se divertindo e sendo bem servidos.

Acabou a festa? Então começa a última parte do trabalho da cerimonialista. É hora de acompanhar a desmontagem dos locais do casamento e finalizar o contato com os fornecedores.

LEIA MAIS: Para que serve uma assessoria de casamento?

Ufa! Percebeu como é importante o trabalho de uma cerimonialista?

Quer saber mais sobre organização de casamento? Clique aqui e leia outros artigos! E se você já está na fase de escolha de fotografia para casamento, eu tenho uma série de dicas especiais para você. Basta clicar aqui!

Sem comentários

Postar comentário

WhatsApp Chame no WhatsApp