O que deve constar no contrato de fotografia de casamento?

O que deve constar no contrato de fotografia de casamento?

O contrato de fotografia é um documento que estabelece formalmente a relação comercial entre os noivos e o profissional de fotografia de casamento. Além de conter detalhes do serviço a ser prestado, o papel oferece uma segurança jurídica para as partes envolvidas.

Eu, como fotógrafo, penso que o contrato de prestação de serviços é uma parte muito negligenciada tanto por noivos quanto pelos próprios profissionais, atitude que pode acarretar sérios problemas no futuro se algo não sair como uma das partes idealizou.

Por isso, neste artigo eu vou explicar o que deve conter no contrato de fotografia para reduzir dores de cabeça para noivos e fornecedores.

LEIA MAIS: 25 perguntas frequentes que os noivos precisam fazer para o fotógrafo

 

O que não pode faltar no contrato de fotografia?

Ver o sonho do casamento ganhando forma é uma emoção sem tamanho para os noivos, mas na hora de assinar os contratos é preciso prestar muita atenção. Após a assinatura não pode haver contestações.

Conheça as cláusulas mais importantes de um contrato de casamento:

Qualificação das partes

Espaço para descrição de contratantes e contratados. Nome completo, nacionalidade, profissão, números de documentos (dos noivos e da empresa de fotografia), endereços e formas de contato (telefone e e-mail). Mesmo que o papel do contrato seja timbrado, as informações da empresa precisam estar presentes nessa parte do contrato.

Objetivo do contrato de fotografia

Descreve com detalhes o tipo de trabalho que será realizado pelo fotógrafo e sua equipe. O que será fotografado com definição de data, hora e local.

Preço e forma de pagamento

Esta parte é muito importante. Consta o preço definido para o trabalho e a forma de pagamento acordada entre noivos e fotógrafos.

Deveres e obrigações de cada parte envolvida

Tanto noivos quanto fotógrafos possuem deveres e obrigações. Os noivos, por exemplo, precisam oferecer estrutura básica e subsídio para os profissionais, como um espaço na festa para acomodar com segurança os equipamentos, livre acesso aos locais dos eventos e alimentação e hospedagem. Já o fotógrafo precisa descrever quem vai realizar o trabalho, os prazos para entrega de fotos editadas e do álbum finalizado. É importante determinar também o prazo que os noivos terão para olhar as fotos e aprovar, já que, após certo tempo, o fotógrafo pode apagar os arquivos para dar lugar a outros trabalhos.

Direitos autorais

Antes de assinar o contrato de fotografia, os noivos acessaram o portfólio do profissional para conhecer seu trabalho e estilo. Isso foi possível porque os contratantes anteriores autorizaram o uso de suas imagens após o casamento. Esta informação precisa ser bem esclarecida, pois as fotografias captadas podem servir de divulgação do trabalho do fotógrafo e serem usadas em eventos e concursos.

Rescisão de contrato de fotografia e multa

Da mesma maneira que os noivos podem desistir da contratação do serviço, o fotógrafo também pode fazer a mesma coisa. Por isso, é importante estabelecer o prazo máximo para desistência e os valores das multas a serem pagas.

Responsabilização por danos

Durante o evento, um convidado pode esbarrar ou derrubar bebidas nos equipamentos, prejudicando o trabalho. Ou ainda o fotógrafo pode perder o arquivo com as fotografias por qualquer motivo. Pensar nesses contratempos causa pavor nos noivos e profissionais, mas é necessário deixar claro as providências a serem tomadas.

Local, data e assinatura

Ao final do contrato, todos devem assinar, atestando que estão de acordo com todas as informações descritas.

Vale lembrar que um contrato de fotografia pode sofrer modificações dependendo do acordo feito entre as partes. E não se esqueça de ficar com uma cópia do documento assinado pelo fotógrafo. Sem ele, não há chance de discussão.

LEIA TAMBÉM: Dicas para escolher o fotógrafo de casamento

Independentemente do serviço contratado para o casamento, faça sempre um contrato para formalizar o que foi definido. Desta forma, todos estarão assegurados juridicamente.

Até o próximo artigo!

Sem comentários

Postar comentário

WhatsApp Chame no WhatsApp