Dicas para organizar o casamento civil

Dicas para organizar o casamento civil

Para legalizar o desejo de se tornarem marido e mulher, os noivos precisam realizar o casamento civil. Este processo pode ser realizado no cartório ou durante uma cerimônia religiosa, com efeito civil.

Apesar de o casamento religioso ser mais pomposo, por conta de toda a preparação que está envolvida, é o civil que realmente tem valor para as autoridades, pois o desejo de duas pessoas de viverem sob o mesmo teto fica registrado em cartório.

Na certidão de casamento emitida pelo cartório também fica definido se haverá alguma mudança de nome e qual será o regime de bens adotado pelo novo casal.

 

A importância do casamento civil para os noivos

Para otimizar a agenda, é comum que os noivos optem pelo casamento religioso com efeito civil. Neste caso a autoridade religiosa realiza os dois casamentos de uma vez só. Há ainda o casamento em diligência, realizado em salão de festas, por exemplo, ou a conversão de união estável em casamento. Neste caso não há celebração.

Mas para muitos casais, ir ao cartório para dizer “sim” e realizar a primeira troca de alianças diante do juiz tem sua importância.

Para marcar essa importante decisão, os noivos podem transformar o casamento civil em um evento separado. Desta forma, escolhem um traje especial, contratam um fotógrafo profissional e realizam uma recepção simples para pais e padrinhos, em forma de café da manhã ou almoço, dependendo do horário marcado no cartório.

 

Como funciona o casamento civil?

Assim como o casamento religioso, o casamento civil precisa ser organizado com antecedência. Os preparativos devem começar pelo menos 60 dias antes da data marcada. Esse prazo é importante porque o processo no cartório costuma demorar e alguns documentos talvez precisem de uma segunda via, como RG e certidão de nascimento. Verifiquem também as taxas para preparar o orçamento.

Os noivos podem se casar no cartório de qualquer lugar do país, mas é necessário entregar os documentos na unidade mais próxima da residência.

Na hora de dar entrada no pedido de casamento civil, é necessário levar duas testemunhas, uma para o noivo e outra para a noiva. Essas pessoas serão responsáveis por atestar que não há qualquer impedimento para a união do casal. Também precisam ser maiores de idades e não podem ser pais ou mães dos noivos.

No dia do casamento civil, os noivos devem levar adultos maiores de 18 anos para serem os padrinhos. O número de pessoas pode variar de acordo com o tipo de casamento.

Viu só? Casamento no civil não é um processo complicado. O importante é que o casal se planeje e faça todos os trâmites com antecedência para evitar imprevistos.

LEIA MAIS: Dicas para escolher o fotógrafo de casamento

Até o próximo artigo!

Sem comentários

Postar comentário

WhatsApp Chame no WhatsApp