
Fotógrafo de casamento
Compartilhe

O casamento é um dos momentos mais especiais na vida de qualquer pessoa. Quando o casal deseja oficializar a união, registrar o momento é algo realmente importante, não somente para o “agora”, mas sobretudo, para o futuro.
Dentro dos segmentos da fotografia, o de fotografia de casamento é aquele que costuma trazer mais encanto e gerar para o futuro casal e as gerações vindouras um tesouro valioso das sensações vividas naquele dia.
Esta é uma das razões por que contratar um fotógrafo profissional é tão importante. A escolha deve ser feita com o mesmo cuidado que os noivos terão com detalhes como: local, decoração, roupas entre outras coisas.
No dia do casamento a atmosfera é tomada por uma mistura de sentimentos que envolve os noivos e convidados. São tantas coisas acontecendo, que a preocupação dos noivos deveria ser exclusivamente CURTIR o momento, sem se preocupar com mais nada. Nesta hora, contar com o trabalho de um fotógrafo profissional, que está lá para fazer a cobertura fotográfica vai fazer uma grande diferença.
De forma geral, muitas dúvidas rodeiam o tema e os noivos costumam questionar:
- Por que contratar um fotografo profissional?
- Será que esse dinheiro não poderia ser investido em outra necessidade que o evento pede?
- Talvez um amigo possa fazer esse trabalho bem e será muito mais econômico...
Essas são as dúvidas mais habituais, legitimas e compreensíveis, pois somente quem conhece bem o trabalho de fotografia é capaz de compreender sua importância e diferencial.
Por que contratar um fotografo para o casamento?
Certamente haverá muitos amigos com celulares em punho registrando o casamento com muitas fotos e algumas, realmente, surpreenderão, ficando realmente bacanas. Contudo, o registro feito pelo fotógrafo profissional será mais completo e consistente.
Não se pode esquecer que os convidados estarão presentes no intuito de prestigiar o evento e se divertir e não para fotografar.
Outro ponto fundamental a se destacar é o vínculo profissional – entre os noivos e o fotografo – que estará lá prestando um serviço pré-acordado. Isso dá ao casal segurança e tranquilidade para fazer eventuais cobranças, caso algo esteja fora do que foi combinado.
Ao deixar a fotografia a cargo de um amigo ou familiar, não haverá uma situação confortável para que se possa fazer cobranças posteriores.
Confiar o serviço a uma pessoa especializada em fotografar casamento evitará que pequenas falhas aconteçam. Um fotógrafo experiente está treinado para ver os detalhes e captar os momentos que irão acontecer ao longo do dia.
É alguém que tem os equipamentos necessários para realização do trabalho, que está constantemente se atualizando sobre as melhores maneiras de fazer o registro de um casamento.
Contratar um fotógrafo, assim como acontece com outros profissionais, tem a ver com ter uma pessoa para prestar um serviço, com um processo de trabalho definido e que garanta a entrega de um trabalho completo, que consiga contar a história do que aconteceu numa sequência de fotos.
Como contratar fotógrafo para casamento?
A premissa para contratação de qualquer serviço, independente da área, é ter segurança de que o serviço contratado será realizado conforme o combinado.
A regra é simples: o contrato deve conter todos os serviços e expectativas, ou seja, quanto mais explícito estiver o que cada parte terá que cumprir enquanto durar o vínculo do trabalho, melhor.
Pode parecer um tanto burocrático, mas tenha em mente que o contrato que evitará divergências entre o que foi dito e não ficou descrito. É uma garantia para ambos os lados do que pode esperar em relação ao serviço de forma a evitar aborrecimentos.
Como escolher o fotógrafo de casamento?
Na busca por um fotógrafo, muitos noivos, costuma resumir a escolha a único critério: preço. Quando, na realidade, é preciso estar atento a outros fatores.
Experiência em realizar casamento é um dos fatores fundamentais para realizar um trabalho de qualidade. A fotografia é uma área muito ampla e fotógrafos geralmente tem mais afinidade ou preferem trabalhar em uma área em específico.
Um profissional especialista em fotografias de paisagens, certamente não terá a mesma expertise para fotografar esportes. Um fotógrafo especializado em publicidade, pode não gostar de fotografar eventos.
Fotografar eventos, sobretudo casamentos, exige profissionais habituados á lidar com a dinâmica dos acontecimentos. O fotógrafo precisa estar sempre atento a gestos, expressões e aos detalhes dos noivos e convidados. Conhecer os melhores enquadramentos, momentos cruciais que não podem deixar de serem registrados e principalmente saber lidar com os imprevistos mais comuns que costumam acontecer.
A escolha do fotógrafo está relacionada ao valor que você dá para ter um registro de qualidade do dia do seu casamento, sem que precise conviver com a frustração de que as lembranças do seu dia serem apenas fotos ruins.
O que perguntar ao fotógrafo de casamento
Quando você está à frente de um projeto tão especial, que está totalmente ligado aos seus desejos e preferências pessoais, é mais do que necessário que se faça tudo com calma e cuidado.
É preciso avaliar as prioridades, encontrar os profissionais e avaliar as diferentes propostas de serviços disponíveis por cada tipo de profissional, para que possa encontrar o que você deseja sem se descuidar do orçamento disponível.
O melhor fotografo é aquele que você conhece o trabalho e confia, pois, isso é essencial para que os noivos possam estar tranquilos no dia do casamento.
Conhecer em detalhes a maneira como o profissional trabalha e suas qualificações são um ótimo começo. Para isso, nada como uma boa conversa, pois assim saberá se o perfil do fotografo está alinhado com o que você espera.
Conhecer o estilo fotográfico. Então é essencial, olhar o portfólio do fotógrafo, para que consiga visualizar e entender melhor o trabalho dele na prática.
Questões como exclusividade, alguns fotógrafos realizam apenas um casamento por final de semana, enquanto outros fotografam mais de um no mesmo dia.
De maneira geral, o contrato com o fotógrafo é feito através de um pacote em que estão inclusos todos os serviços que serão prestados relacionados a fotografia. Entenda cada serviço e se informe quanto ao tempo eles irão demandar.
Questione como as fotos serão entregues: meio digital; álbum impresso; os dois juntos? As fotos serão entregues em alta resolução, com ou sem marca d’água? Serão entregues em CD, pen-drive, Galerias Digitais?
Imprevistos infelizmente acontecem. Como o fotógrafo trata o processo de back-up? E se o fotógrafo não puder ir ao dia combinado? E se o equipamento falhar? A prevenção de problemas é um tema delicado, mas não pode deixar de ser conversado para proteger todo o investimento efetuado no casamento.
Hoje em dia, outras questões, que não só a fotografia em si, precisam ser cuidadosamente verificadas, quando o assunto é evitar aborrecimentos, na hora de contratar um fotógrafo para o casamento.
Quanto custa contratar um fotógrafo de casamento
Para não complicar muito, vamos deixar de lado o tempo gastos com reuniões e conversas para fechar o contrato e vamos considerar dois momentos do trabalho de um fotógrafo.
O primeiro momento, acontece no dia do casamento, em que dois fotógrafos gastam em média, cada um, cerca de 10 horas fazendo o registro do making of, cerimônia e festa.
O outro momento, acontece depois do casamento, em que o fotógrafo vai organizar, selecionar e tratar as fotos para serem entregues ao casal. Esta parte é a mais trabalhosa do processo e chega a demorar cerca de dez vezes mais do que a quantidade de horas gastas no dia do casamento.
Ao fazer as contas chega-se a cerca de 120 horas de trabalho para que o casal tenha o registro do seu casamento. Dividindo o valor cobrado pelo fotógrafo por 120, chega-se ao valor investido por hora com a fotografia. Faça um exercício, pegue qualquer outro serviço que você vai contratar para o dia do casamento, divida o valor pago, pela quantidade de horas. Você vai se surpreender com algum dos resultados.